Agora vai!!!


Nesta quinta-feira as gravações finais do EP da Worldengine (no forno faz pelo menos uns 3 anos) tomaram um vigor mais definitivo. Inaugurando a utilização das instalações da LadoB em horários de almoço (dale cachorro quente da tia do terno!), começamos pela visita de duas figuras ilustres da história da banda: Vinícius Möller e Bernard Barbosa. O primeiro veio pra gravar mesmo, armado de seu Tokai TK-5. O segundo veio para curtir a gravação e emprestar sua Peavey Wolfgang para futuras sessões.

A faixa em questão era "12th". Começamos, é claro, pelo Hammond. "Entubamos" o bicho em estéreo, um canal em cada Avalon, um calorão! Câmera ligada, registramos alguns takes excelentes e seguimos adiante, nos pianos. Neste, gravamos simultaneamente 2 opções: o sinal MIDI ligado no Reason (em mute) e o som puro do Kurzweil SP76 da casa, igualmente em estéreo. Assim, apesar do som incrível do Kurz, temos a opção de timbrar diferente via software, ou até sobrepôr.

Como tinhamos alguns minutos sobrando, resolvi ousar, carreguei um timbrão de mellotron no Reason e pedi que o Vinícius improvisasse alguns takes em um trecho em que eu sentia falta de algum instrumento a mais. Ele mandou uns 7 takes bem diferenciados (o sexto é o mais promissor) e adicionou uma tensão extra nessa faixa.

Tudo registrado em vídeo. Vou ver se edito um trechinho e coloco no Youtube mais tarde!

No dia seguinte, mais uma vez em horário de almoço, foi a vez da Cris chegar para gravar os vocais finais desta faixa. Antes disso, ela havia gravado os leads e harmonias aqui em casa. Essas camadas eu levei para a LadoB, passei Melodyne e pedi que o camarada Brenno Di Napoli revisasse as harmonizações. Processei este material e trouxe de volta para a apreciação da Cris, e estes ficaram sendo nossas guias de referência para os takes valendo. O Thiago mais uma vez puxou seu arsenal criativo e gravamos o vocal com os dois mics Neumann ao mesmo tempo, um ligado em cada Avalon. Isso proporcionou uma profundidade muito maior na voz, quando abrimos o pan nos dois canais gravados.

Agora eu vou adicionar barulhinhos finais, escolher takes e essa vai para mixagem final do Thiago.

Neste fim de semana, encaminhei ainda a finalização de outra faixa do EP, "Echolalia". Sequenciei no Reason um synth bem pesado e grave repetindo o riff da guitarra, para ficar por baixo e engordar. E a Cris gravou um monte de camadas vocais que serão usadas como instrumento na música, criando assim um dueto inusitado com o vocalista convidado, Sel Balamir.

Essa só falta a guitarra, 2 camadas pesadas, numa pegada OSI/Muse. Pretendo trocar as cordas da Wolfgang e matar essa bola, para podermos mixar essa também.

Neste meio tempo, o Luis Henrique "New" está trabalhando em um arranjo de cordas para "Flash Before My Eyes". Já são três de seis!

0 comentários:

Copyright © 4'33" - Blogger Theme by BloggerThemes